segunda-feira, 13 de setembro de 2010

No liquidificador: O Mágico de Oz - [Sobre o poder do posicionamento]

É um clássiso.
Mas por incrível que pareça, não lembro quase nada do filme, que além de não ser da minha época, assisti muito criança.
Resumo da história: Um ciclone leva a casa de Dorothy para além do arco-íris, na fabulosa terra de Oz; nisso acaba matando a Bruxa Má do Leste que morre esmagada pela casa. A Bruxa Boa do Norte, Glinda, lhe explica então o que aconteceu e lhe apresenta uns anões, que ficaram muito felizes com a morte. Mas o que Dorothy quer mesmo é voltar pra casa, porque "não há lugar como o nosso lar!"; então ela ganha uma jornada: seguir o famoso caminho de tijolos amarelos e chegar à Cidade de Esmeralda, onde mora o Mágico de Oz, o único com poder pra mandá-la de volta.
No caminho a garota encontra bons amigos: o espantalho, que queria um cérebro; o homem-de-lata que queria um coração e o leão medroso, que como você já deve saber, queria coragem. Assim todos rumam para a fatídica urbe. Juntos vivem muitas aventuras e quando chegam lá, o Mágico lhes diz que os ajudaria se eles matassem a Bruxa Má do Oeste [pois é, irmã da falecida no começo], e assim sem alternativa, vão pra lá.
O que acontece é que a Bruxa termina por derrotar todos e escravizar Dorothy, forçando-a a fazer trabalhos domésticos do castelo, tudo por conta de uns tais Sapatos de Rubi que a menina ganha lá pelo meio da história.
Ora, a Bruxa sabia do poder dos Sapatos [capazes de realizar qualquer desejo] e sentia medo só de pensar no que aquela menina fraca faria se descobrisse esse segredo; então ela passa a armar ciladas para que a garota tropeçasse e deixasse cair os Sapatos de alguma forma.



Num dia ela consegue, mas Dorothy fica tão indignada que joga um balde cheio de água nela o que acaba por fazer derreter a Bruxa, pois essa era a única forma de derrotá-la. Da mesma forma funciona conosco; se você de fato entregou sua vida a Jesus e tem um relacionamento com Ele, e creu, é com você que falo então; o que está esperando para se posicionar?
Se nós descobríssemos de fato a autoridade e o poder que nós temos por sermos filhos de Deus, jamais andaríamos como se fôssemos escravos; e como Dorothy, colocaríamos a Bruxa no lugar que ela merece!
É por isso que certas coisas tem acontecido, porque nós temos permitido; temos deixado o diabo nos escravizar, mesmo tendo o Espírito Santo habitando em nós!
Hora de repensarmos nossos conceitos!
Pra você e para mim: Boa noite!

Um comentário:

  1. É impressionante a experiência e a lição que cabe em cada linha. O que acontece, parece, é que a cada lance podemos viver a experiência que por algum descuido ou tibieza perdemos a primeira vista. E la se vai o fio que nos vale mais que tudo. Danilo carrega esse fio.

    ResponderExcluir