quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Prosaísmo em prol do Divino



Deus usa as coisas simples.

Deus usa o Comum; não tem jeito!

Não importa se nos enchemos de livros, cartas, ideologias, paradigmas, romances.

Não importa nosso grau de intelectualidade, nem nosso nobre nascimento, tampouco nossa facilidade em compreender coisas ditas “complexas”.

Deus usa o Comum.

É por isso que uma folha murcha que despenca gloriosamente de uma árvore numa trajetória sublime reverbera com um impacto maior e mais intenso do que muitas coisas extravagantemente “mais dignas de respeito, admiração e nota”.

É por isso que ao vermos um desenho caricato, distorcido e borrado de uma criança de três anos, nosso coração é mais facilmente atingido por aquela força admirável e impetuosa do que quando vemos um quadro famoso pela primeira vez.

É por isso que o simples abraço nos arranca lágrimas.

Tudo pela Graça de Deus.

Maravilhosa Graça.

Que atinge a tudo e a todos sem que ninguém escape.

A Graça [parafraseando um escritor famoso] nos cabelos de uma mulher, nas músicas, no pôr-do-sol...

E como é incrível descobrir que o Deus complexo, infinito, onipotente, onisciente e Todo-Poderoso, ama usar o prosaísmo para falar aos Seus filhos.

O Porquê?

Eu não sei.

A única coisa que sei é que isso quebra minhas razões e meus argumentos.

E talvez esta seja a explicação porque tantas pessoas desprezam lições extremamente úteis: elas se sentem superiores; e se curvar diante do Comum é algo inadmissível para elas.

Acho que todos nós temos esse “lado orgulhoso”.

E não vou terminar este texto dizendo pra você passar a ver as coisas simples da vida e coisas assim...

Não! Só queria chamar a nossa atenção para o fato de que Deus pode usar o prosaico, o brega, o ridículo e o absurdo para nos mandar alguma mensagem. Que sejamos humildes o suficiente para ouvir!

3 comentários:

  1. Dan peninha! Sempre escrevendo muito bem!

    ResponderExcluir
  2. Por um tempo da minha vida,eu tive dificuldade para entender o que é orgulho de fato. E quando tive o conhecimento,descobri umas pitadas de orgulho no meu coração.

    Pra mim,orgulho é anti-ético,é vício!

    ótimo texto, Danilo! :)

    ResponderExcluir
  3. Que sejamos humildes o suficiente para ouvir! Texto maravilhoso! Parabéns!

    ResponderExcluir