quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A Muralha em nós


Penso que existe uma muralha em cada um de nós. 
Uma muralha que nos impede de viver de forma plena, verdadeira e pura. 
Uma muralha de medos, temores, e tijolos de desespero. 
Só isso.
 Apenas uma grande muralha que nos impede de ver a luz do Sol da Liberdade, que nos impede de cavalgar a Esperança, que nos impede de vislumbrar o Mar. Uma muralha apenas. Um lugar comum pra todas as nossas angústias, pra todos os temores, pra todas as nossas presunções, pra todas as nossas derrotas. 
O fato é simples: todos nós abrigamos essa muralha dentro de nós, uma muralha por pouco intransponível, e por muito arrogante e altiva. Essa muralha é aquela mesma angústia de fim de tarde que nos visita todos os dias, a melancolia que surrupia os nossos sorrisos sempre que a felicidade nos afaga, o tormento que amaldiçoa as nossas almas. Poder-se-ia dizer que esta Muralha se trata da ausência da Vida, da ausência da Verdade, da ausência da Pureza, da ausência do Poder em nós, da Plenitude Suprema, ausência da Coragem. 
E é num fim de manhã que estas coisas me sobrevêm...
  Jamais posso ser reducionista ou simplista ao ponto de dizer que o que deve ser feito é simplesmente viver intensamente não importa o quê, e fazer coisas diferentes fora da nossa zona de conforto, só porque é isso que parece certo... Não, a resposta não se trata disso... No que diz respeito a esta quase insondável Muralha, as coisas não podem ser diluídas desta forma tão pueril. 
Na verdade, a Vitória completa e única depende da nossa entrega à Deus, muito embora isso não possa ser interpretado como uma resolução fria, parcial e minimalista; foi o Pecado Original que nos transformou no que somos hoje: seres trancafiados dentro de si mesmos, alheios ao Mundo Sublime da Perfeição Excelsa que paira sobre nossas cabeças, e amantes vorazes das trevas. E esta é a razão do porque uma extensa e orgulhosa Muralha nos aprisiona, nos aliena e nos isola. Ela sempre estará lá, não importa o que falamos, como agimos ou o que usamos para preencher o Vazio... A Muralha sempre nos perseguirá, gritando no silêncio, drenando felicidade, destruindo sonhos... Uma Muralha que é fruto do pecado hostil que nos ciranda, fruto da nossa natureza pecaminosa. É aí que tudo aponta para o grande Diretor deste mundo, o Detentor de todas as fontes. Quer se acredite ou não, é necessário um Poder Maior pra destruir a Muralha, um Poder Maior para detê-la, para não deixar pedra sobre pedra. A resposta não é submeter-se a papéis sociais incongruentes, esdrúxulos e não-ortodoxos; é render-se ao divino, é abraçar Deus, é viver pr'Aquele que deu a vida, que sofreu e ressuscitou, é fechar os olhos e sentir o calor da Luz!
 Quando o Tudo é assim posto como oferta diante do Senhor, não restam mais vertentes de maldade, ou criaturas que nos paralisem de forma permanente; quando isso acontece, nos é dado extravagantemente a Esperança que vem dos altos céus, como chuvas de pedras preciosas, como brasas recém saídas do fogo. É nesse ponto que o Senhor Jesus, cujo Nome detém todo o PODER, lança-nos sob a forma de flechas feitas de luz na direção da Muralha, que ao invés de serem despedaçadas, fazem a Muralha vir ao chão, não pela força ou envergadura, porque nós mesmos não podemos nada, mas devido a Luz que nos foi imputada; e nós, como flechas santas, destruímos a barreira, só devido a claridade que emana de nós, porque é sabido desde os tempos primevos, que é a Luz Santa de Deus que corrói a Muralha, não nós; não mãos humanas, não estilos de vida alternativos, não músicas estranhas, rituais vazios ou medidas extremas. Só a Luz, só pela fé, só a paz de Deus! Só a Coragem que vem do Eterno, só o Amor do Altíssimo! A Muralha cai, de fato, mas só quando nos lançamos na infinitude da Ternura, completamente e sem medo; sendo herdeiros do Zelo, amantes da Verdade, e discípulos do Amor! É tudo muito simples, sem divagações ou meio-termos, apenas um fato único: a Vida Plena tal como eu acredito, só é vivida intensamente e completamente, nos braços do Pai, ao som forte e impetuoso de Sua voz soberana, e sob a sombra de Suas asas.

2 comentários:

  1. Como sempre....vc arrasa!..Sou sua fã.
    Sil

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom!
    Enquanto não descobrimos que Deus é a fonte de tudo que precisamos, andamos divagando neste mundo de ilusões.

    ResponderExcluir