sexta-feira, 7 de setembro de 2012

- Uma fagulha de Esperança -



Meus sentimentos se misturaram e se transformaram em algo melancólico e hostil; aquela tristeza sorrateira que caminha ao lado da tragédia, tristeza esta capaz de surrupiar toda a alegria e toda a empolgação da vida.
Talvez a raiva que sinto agora devido a minha inércia, seja apenas o resultado deste sentimento que me manipula nas trevas; eu não sei ao certo. Mas talvez haja algum fundo de verdade nisso tudo.
É como se uma nuvem negra pousasse sobre mim, alardeando uma tempestade macabra. Sinto-me arrastado por pedras pontiagudas numa autocomplacência tão miserável e destrutiva que nada pode sobreviver, como se em meu peito só coubesse dor, desgraça e desespero.
Sem esperança. Sem nada. Sozinho.
Então me lembro subitamente de uma passagem bíblica. 
Deus está falando.
Sinto-me tão inseguro que desconfio de tudo.
Um homem doente. 38 anos padecendo.
Sou tocado pela sua dor. Identifico-me com o sujeito. De repente sou ele.
Você conhece a história:
"Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?"João 5:2-6 
Talvez ele fosse o pior dos enfermos, ou o que mais sentia dor. Eu não sei; o que eu sei é que ele não desistiu, no entanto, seu coração estava doente. 
"A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida."
Provérbios 13:12 
Ele esperou muito. E seus desejos foram frustrados dia após dia. Ele não conseguia nunca chegar a tempo, não havia jeito. 
"Queres ficar são?"
Ele responde. Não com uma resposta clara, mas numa espécie de queixa de partir o coração, talvez na esperança de que fosse aquele que o levaria até o tanque.
"O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim."
João 5:7
Meu coração está doente. Doente da esperança adiada, esperança de vitória, esperança de cura, esperança de redenção. 
Faz muito tempo que... 
Estou sozinho. Sem amigos, sem ninguém.
Mas só me resta "não-desistir"! Só me resta acreditar, e esperar. 
Mas dói tanto, dói tanto, mas tanto!
É horrível ficar sozinho, é horrível não ter ninguém com quem contar!
É horrível sofrer sem ninguém pra se importar; como se fôssemos lixo. 
Então o sol nasce naquela noite tenebrosa e Ele surge!
Seus olhos são ternos e misericordiosos.
E Ele pergunta se quero ser curado.
ELE PERGUNTA!
Quando me dei conta da realidade em que me encontrava o Desespero me possuiu, mas agora... Ah! Agora Ele veio!
Como assim se eu quero ser curado? Mas é claro que eu quero! Ele não sabe que eu espero por isso há... 
Há tanta dor em mim!
Mágoas e mágoas escorrem do meu coração. Minha alma está tão abatida!
Estou seco. Porque estou aqui?
"Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim." 
Esta é a realidade. 
Então sua voz ecoa com autoridade e compaixão. 
"Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado."
João 5:8-9


Porque Ele fez isso? Porque eu?!
Esperança. 
Ele veio por mim. Por mim, veja só! 
Alguém se importa. Alguém veio. 
Deus vê.
E viu o inválido que por 38 anos esperou.

Estou no meu quarto agora.
Sozinho. Sem nada.
Então uma semente é plantada em meu peito hoje:
ESPERANÇA!
Olho para frente e me levanto. 
Tomo o meu leito e ando.
Ainda não estou curado, mas tenho esperanças. Um monte delas.

4 comentários:

  1. Muito bom o texto, tocante e de muita reflexão.

    ResponderExcluir
  2. só sendo uma pessoas sensivel como voce para escrever coisas tão profunda. Deus te abencoe.

    ResponderExcluir
  3. Diante de tanta dor exposta, não há como não deixar um mensagem aqui. Sei que essa dor já pode ter passado , a essa altura vc já pode até ter sido curado; e se isso tiver acontecido fico feliz por ti , independente de qual seja a dor e do tipo de milagre que precises para que ela vá embora - .."Aquele que plantou em seu coração a semente(ESPERANÇA)é Fiel para completar a boa obra que começou em sua vida." ...Ah, e por falar em solidão ...é um mal que aflige a vida de todo cristão, mesmo que ele viva cercado de "amigos" que por mais que se esforcem não poderão nos oferecer o tipo de amizade que esperamos ter(PERFEITA). Pois, mesmo sabendo q isso é impossível nesse mundo em que vivemos, continuamos esperando porquê nos recusamos a acreditar que não experimentaremos dela! Mas porque não? Porque não podemos ter alguém pra nos ouvir quando precisamos desabafar sem que a pessoa que está nos ouvindo faça caras e bocas ou quem sabe fique tirando conclusões precipitadas - mesmo q não diga uma só palavra?!Porque não podemos ter um amigo que apenas ofereça colo sem querer saber do se tratam aquelas lágrimas que teimam em descer? Porque não ter amigo que fique tão feliz com nossas conquistas afim de vibrar com isso como se fosse conquista dele próprio?...são tantos porquês...Porque dizemos e sabemos que Deus supre todas as nossas necessidades em Cristo Jesus e que quando nos sentimos fracos e sozinhos, muitas vezes nossa alma se abate e nos deixa sem força pra reagir...mas Deus não no deixa ser tentado além das nossas forças e nos ergue outra vez!...............

    ResponderExcluir
  4. ainda bem que nos resta a esperança!!! Que mesmo qdo nos sentimos sozinhos Ele não nos deixa é somente nessa hora que sentimos com mais intensidade a sua presença e Ele te dará forças para olhar o amanhã com com um novo olhar> Que Deus te abençoe e que vc continue com Ele sempre.

    ResponderExcluir