segunda-feira, 18 de junho de 2012

Amor de Raridade




O amor é um dos sentimentos mais democráticos, conhecidos, almejados e sublimes existentes. E embora muito seja dito ou afirmado sobre ele, o que me proponho a discorrer nestas linhas diz respeito a um tipo de amor, uma espécie esquecida e outorgada aos limiares da plataforma, um tipo de amor raríssimo, e que talvez seja ele mesmo a própria essência do sentimento em si.
É bom, então, esclarecermos alguns pontos sobre o conceito de amor, porque me angustia o fato de que muito que se diz ser amor, na verdade é outra coisa, muito embora esteja ligada ao sentimento (se é que me fiz entender).
E agora que mal escrevi estas parcas letras me ocorreu que preciso antes fazer uma declaração para você, caro leitor, porque não posso de jeito nenhum continuar, sem lhe pedir desculpas por me achar no direito (altamente deselegante) de expressar minha opinião sobre o tema, e não só isso como dar definições de coisas tão inefáveis e maravilhosas, que o certo mesmo era permanecer calado (digo isto sem ironias).
Devemos deixar claro que o amor precisa do Tempo: uma mãe que espera um filho, dois amigos, um homem depois de conhecer uma mulher. O amor não se trata de sexo, muito embora o sexo possa ser uma expressão de consumação desse amor; o amor, tampouco se trata de atração física, muito embora em algumas situações isso faça parte; o amor não é apenas sorrisos e abraços e beijos, antes é um Algo Transcendente que brota depois de um tempo entre duas pessoas distintas (ou não). E é muito mais que um simples apreço; o amor é esse Algo que não pede por nada, mas apenas entrega. 
Dois jovens podem se dizer apaixonados, e aqui eu não quero ser reducionista ao separar os sentimentos em paixão e amor. Na verdade, porque acho que quando um homem olha para uma mulher com algum interesse sério ele não sinta nenhuma dessas coisas, e o mesmo se dá com a mulher.
Homem: Concentra-se apenas na beleza física (pelo menos num primeiro momento). Podem analisar outros quesitos também como status financeiro e atração física.
Mulheres: Analisam-se diversos quesitos, entre eles - status social (grau de popularidade no seu microcosmo); status financeiro; beleza física e atração, e fator argumentativo. 
Analisando friamente: como se vê não há espaço para aquele amor dos filmes água com açúcar, pelo menos não aqui. 
Ou seja: muito do que se faz referência ao amor, na verdade é só atração física; mas o amor não pode depender dessa atração, ou de dinheiro ou de beleza ou de boas conversas; é por isso que ele é essa força transcendente, porque a essência do amor só surge quando não se tem nada para oferecer, e esse amor despido de interesses é a base para todo o sentimento.
Essa espécie altamente rara e fugidia do amor é mais comum que seja encontrada em casa, entre nossos familiares (em vários casos não); porque são nossos familiares que conhecem nossos defeitos, mas decidiram nos amar mesmo assim. É um amor que independe de bastante coisa. 
Voltando ao exemplo de homens e mulheres: o tempo que age sobre o conhecimento entre os dois, muito embora ligados por razões diversas, pode sim levar a esse amor transcendente, que como todo sentimento precisa ser nutrido e cuidado.
No fim das contas, o amor nada mais é que uma decisão, entretanto não posso afirmar que apenas decidir amar alguém vá de fato ocasionar alguma diferença; e essa é uma das coisas mais bonitas a respeito do amor, do verdadeiro amor: ele precisa ser retirado das entranhas do nosso coração e da nossa alma; em outras palavras, é imperativo que esse amor seja pessoal; não podemos amar como um dever, aí não seria amor, mas farsa.
Na verdade, quase todas as coisas que fazemos, fazemos com um interesse por trás; pode parecer exagero, mas é a verdade. Nossas ações são cuidadosamente planejadas para que possamos conseguir tudo o que queremos, e até nossas demonstrações mais nobres de afeto apontam para um interesse oculto e muitas vezes egoísta, partindo do princípio de que não há altruísmo em nossas ações.
Logo amar sem esperar nada em troca, é a ação que se espera do amor verdadeiro, e é esse tipo de sentimento que pode surgir depois de um tempo entre duas pessoas, e que age sobre os dois quando estes nada tem a oferecer um para o outro; é esse amor que apoia, que acredita, que espera e que fica firme, embora as coisas se balancem. 
O Amor Altruísta é extremamente raro, e até mesmo nas famílias, onde era mais facilmente encontrado, está desaparecendo. Precisamos, no entanto, buscar esse amor tão difícil, sendo mais verdadeiros, e menos egoístas, egocêntricos e mentirosos. 
É imprescindível dizer que o amor precisa ser nutrido, porque como todo bom sentimento ele está sujeito a instabilidade (daí o amor ser também uma decisão); ele também precisa ser estimulado e desenvolvido, porque você já deve estar ciente de que existem níveis de amor, níveis no que diz respeito à intensidade. 
Sobre a instabilidade: você continuaria amando uma pessoa do mesmo jeito depois de descobrir que ela tenha feito coisas altamente macabras, excetuando-se laços de sangue? 
Provavelmente não. Isto porque a decisão de amar também interfere no processo amar, muito embora a decisão por si só não faça diferença, é necessário uma atitude das profundezas da alma e do coração.
Como se vê, o nosso amor tão pouco profundo, é o reflexo de Algo Maior, do Amor Verdadeiro, do Amor de Deus.
E esse amor é totalmente altruísta, por nos amar da maneira que somos sem esperar nada em troca desse amor, um amor sublime, eloquente e selvagem e furioso, que ruge sobre nós como um tornado impetuoso. É o amor de Deus, o amor do Pai. 
O amor verdadeiro sem hipocrisia. 
Que possamos então refletir a respeito desse amor de forma que sejamos mais honestos, puros e menos hipócritas. 
Amemos.

5 comentários:

  1. Forma madura de falar do amor.

    Geralmente, quando eu falo sobre o amor, costumo lembrar dos votos matrimoniais onde os verbos comuns são PROMETO, DECIDO ou ESCOLHO. Ou seja, os votos que os noivos fazem giram mais em torno de escolhas do que de sentimentos.

    Parabéns pelo texto, Dan peninha! ^^

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom e com mtas verdades! Mantendo a qualidade do Sr.Tinteiro!

    ResponderExcluir
  3. A QUALIDADE DE SEUS ESCRITOS ME SURPREENDEM.ESSE TEXTO EM ESPECIAL MOSTRA O AMADURECIMENTO E A SIMPLICIDADE COMO VC ENCARA ESSE SENTIMENTO TÃO PURO. PARABENS

    ResponderExcluir
  4. Amor despido de interesse.Isso é amor e desse amor se morre,como dizia bem o Dias.

    Gostei muito do texto,Danilo.

    Parabéns!


    Hortência Melo

    ResponderExcluir
  5. Aprendi a reconhecer o amor, não somente como sentimento, é algo que perpassa, Amor é graça, é atitude dá novos significados todos os dias, as pessoas que escolhemos amar, mesmo com aquele universo de limitações que cada um trás. O AMOR depende de eu quero e de um eu espero. Danilo, você fala de um jeito que nos faz esperançar no amor, onde muitos já desistiram, pelo menos, até quando alguém mostrar que ainda vale a pena, muito a pena. \0/.
    Continue falando das coisas que acreditas. PAZ E BEM!

    ResponderExcluir